A importância do equilíbrio entre vida pessoal e profissional

A importância do equilíbrio entre vida pessoal e profissional

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Você costumava amar o seu trabalho, mas tem ficado exausto? Está sentindo que suas energias estão sendo sugadas? Chega em casa muito tarde e não consegue aproveitar a companhia da família ou se dedicar aos seus hobbies? Anda se sentindo irritado e impaciente? Se sente sobrecarregado com as tarefas domésticas? Sua casa está uma bagunça? As roupas sujas estão se acumulando? Está sempre adiando as consultas médicas? Nunca consegue ir à academia? Costuma pular refeições? Talvez seja hora de parar um pouquinho, respirar e reorganizar a sua vida.

Com as empresas exigindo mais produtividade, os clientes demandando mais com os mesmos recursos e a tecnologia que nos faz, mesmo sem querer, levar trabalho para casa, está cada vez mais difícil estabelecer os limites entre vida profissional e pessoal. Responder algumas mensagens do chefe, encaminhar uns e-mails, dar uma olhadinha num relatório à noite. Muita gente faz isso porque acredita que não tem escolha. Mas é preciso lembrar que sempre somos nós que fazemos nossas escolhas. Mesmo quando abrimos mão delas.

A chave para isto é perceber o que equilíbrio significa para você e, principalmente qual o seu ponto de equilíbrio. O que vale para uns, não vale para outros. Por isso, o autoconhecimento é o primeiro passo para a mudança. Para quem não sabe por onde começar, separamos algumas orientações:

 

Estabeleça propósitos e objetivos

Se souber aonde quer chegar, é mais fácil definir o que precisa fazer. Qual o seu propósito de vida como um todo? Que metas almeja cumprir? Quer comprar um apartamento? Trocar de carro? Viajar nas férias? Quer se dedicar a algum trabalho voluntário? Quer passar mais tempo com os filhos? Quer fazer um curso? Defina seus objetivos, antes de tudo.

 

Defina prioridades

Sabendo o que você quer do seu futuro, pare para olhar o seu presente. O que é mais importante na sua vida particular? E no seu trabalho? A que você precisa dedicar mais atenção e tempo?

 

Decida o horário do encerramento do seu expediente

Trabalhar horas em excesso pode ser necessário por um período ou em casos de urgência. Mas o corpo não aguenta trabalhar por 12, 14 ou 16 horas indefinidamente. A mente também não. Portanto, estabeleça um horário máximo para estar na ativa. Não estamos falando apenas da hora em que você sairá do escritório todos os dias. Mas da hora em que vai efetivamente parar de responder mensagens e abrir a caixa de e-mail, mesmo estando em casa.

 

Gerencie seu tempo no trabalho

Para poder produzir mais em menos tempo, organize suas atividades, demandas e tarefas conforme a prioridade e a urgência. Faça listas, anote tudo na agenda ou em algum aplicativo, vá cortando as tarefas à medida em que forem sendo feitas. Além de ajudar você a aproveitar melhor seu tempo no trabalho, essas dicas também ajudam a “esvaziar o cérebro” no final do dia. Se você não souber quais são as pendências que está deixando ao sair do escritório, vai ficar preocupado e não vai conseguir relaxar ou se dedicar às outras áreas da sua vida com qualidade. Se quiser outras dicas sobre gerenciamento de tempo no trabalho, dá uma olhadinha neste artigo que acabamos de publicar no Linkedin aqui nesse link!

 

Gerencie o seu tempo em casa

As mesmas dicas valem para as tarefas domésticas. Mapeie o que precisa ser feito na sua casa e determine as prioridades. Distribua as tarefas em um calendário, considerando quanto tempo costuma levar para executar cada uma delas. Se o tempo disponível for curto, veja quais tarefas podem deixar de ser feitas ou se vale fazê-las de uma maneira menos perfeccionista. Lembre-se que, às vezes, é melhor fazer de maneira regular do que não fazer nada!

 

Divida e delegue

Tanto em casa quanto no trabalho, é possível compartilhar ou delegar tarefas.

A lavagem da roupa e da louça, a limpeza da casa, a organização da dispensa – algumas atividades domésticas podem ser divididas ou até mesmo feitas em conjunto com as crianças, simulando uma brincadeira, como uma gincana, por exemplo. Isso deixa a família mais unida e ainda ajuda os pequenos a assumirem responsabilidades.

No trabalho, veja o que só você pode fazer, para quais coisas você pode pedir ajuda e quais tarefas você pode delegar.

 

Desconecte-se de forma geral por alguns instantes

Mesmo para quem curte redes sociais, desconectar-se de vez em quando traz efeitos benéficos para o relaxamento, já que você destina tempo exclusivo para outras atividades de lazer. Além de permitir que você se dedique de forma integral às pessoas que estão com você.

 

Mantenha-se perto das pessoas que ama

Os laços afetivos são o grande arrimo para qualquer um. Pai, mãe, irmãos, sobrinhos, namorados ou namoradas, amigos, vizinhos e até colegas de trabalho – o importante é estar junto das pessoas, compartilhar com elas o seu tempo, os seus gostos, suas ideias, seus pensamentos. Fale, mas também ouça. Valorize-as e faça-as sentirem-se importantes.

 

Cuide da sua saúde

Pratique exercícios físicos. Não tem tempo para ir à academia, desça do ônibus alguns pontos antes e termine o trajeto caminhando. Faça exames regulares de check-up. Se não der tempo de ir a vários especialistas, marque ao menos um clínico geral, para ter um panorama de como anda a sua saúde. Mas, além dos tratamentos tradicionais, aposte também em outras técnicas, como relaxamento e meditação, que podem ser feitos até mesmo em casa ou no trabalho.

 

Seja sincero – com você mesmo e com os outros

Assuma seus desejos, seus sonhos, seus medos, suas frustrações. Se você identificar problemas no trabalho, converse com os colegas, com o chefe, com a equipe. Busque alguma solução em conjunto. Se está se sentindo sobrecarregado nas tarefas da casa, converse com o parceiro ou os companheiros de apartamento. Explique a situação. Não faça cobranças ou assuma simplesmente o papel de vítima. Busque uma solução em conjunto. A conversa pode ser a saída para muitos conflitos.

 

Seja paciente

É claro que você busca o equilíbrio, no entanto as mudanças não acontecem de uma hora para outra. É preciso dar um passo após o outro. Aos poucos, as coisas vão se ajeitando e você vai construindo a vida como planejou.

Quer conversar mais sobre equilíbrio pessoal e profissional? Quer nos contar um pouco da sua experiência. Deixe a sua mensagem ou nos procure para um bate-papo!

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