Como lidar com o medo no trabalho?

Como lidar com o medo no trabalho?

Como lidar com o medo no trabalho?

Com a crescente competitividade no mercado corporativo, a constante cobrança por resultados nas empresas e a sombra do desemprego, cada vez mais pessoas são acometidas pelo medo no ambiente de trabalho. Temor de receber críticas, de ser rejeitado pela equipe, de perder espaço para colegas que se destacam, de não cumprir metas e até de ser demitido, seja por falhas ou porque a empresa está enxugando gastos, são apenas alguns exemplos.

O medo, por si só, é um sentimento natural, ligado à autopreservação. Presente até mesmo nos animais, ele deve funcionar como um sinal de alerta para situações de perigo. Uma certa dose de temor é importante até para progredirmos, já que nos impulsiona para fora da nossa zona de conforto. O grande risco é quando o medo extrapola as proporções normais, levando o profissional à paralisia, impedindo-o de avançar e de crescer. Nestes casos, ele se torna um empecilho, deixando a pessoa aprisionada em suas próprias inseguranças.

Busque as causas

Quando isso acontece, a primeira coisa a se fazer é controlar a ansiedade e tentar compreender se o medo que está sentindo é causado por fatores reais ou imaginários. É preciso analisar calma e friamente a situação, buscando elementos que comprovem se tratar de um problema de fato ou ver se a insegurança está sendo gerada somente por boatos. Conversar com pessoas da sua confiança pode ajudar. Até mesmo um bate-papo com o chefe pode ser útil.

Busque identificar as causas do medo. Será que você não tem medo de ficar desempregado apenas por não querer perder o prestígio de estar em determinada corporação? Ou porque teme uma reprovação da família e dos amigos? Você tem medo de sugerir novidades porque teme ser ridicularizado pela equipe? Você tem medo de tirar férias porque não está entregando os trabalhos como deveria e isso ficaria claro na sua ausência? Você tem medo do chefe porque acha que ele não confia em você? Uma dica é listar todos os seus medos, as respectivas causas e o que pode ser feito para vencer a barreira em cada caso. Esta pode ser uma boa oportunidade para você se desenvolver pessoal e profissionalmente e adotar novos valores!

Desenvolva-se

Uma forma de se blindar da insegurança no mercado de trabalho é investir nos seus pontos fortes e trabalhar os seus pontos fracos, identificando habilidades e competências que possam ser desenvolvidas ou melhoradas. Faça especializações, treinamentos, curso – invista em você e na sua capacitação. Desta forma, você se sentirá mais confiante para enfrentar situações adversas.

Invista em networking

Outra dica para aplacar a ansiedade e o medo é manter ativo o seu networking. Isto é importante tanto para ampliar o seu horizonte, aprendendo novas coisas, quanto para manter-se visível por profissionais de outras empresas, garantindo a você uma rede de contatos para o caso de ficar desempregado.

Seja confiante!

Por fim, confie e acredite em si mesmo! Acredite no seu conhecimento, na sua experiência e na sua capacidade de realizar. Faça sempre o melhor e fique com a consciência tranquila. Os resultados virão naturalmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *