Autoconhecimento
Autoconhecimento: a chave para o sucesso pessoal e profissional
5 de julho de 2018
crenças
Valores e Crenças podem impulsionar ou limitar o seu potencial
17 de julho de 2018

Aprender a gostar de nós mesmos é o maior propósito da vida. Apenas quem se ama e dá valor a sua vida e suas conquistas está apto para alcançar o melhor para sua vida e a autoestima e autoconfiança estão diretamente relacionadas a isso.

Quando você acredita em si mesmo se coloca em primeiro lugar, deixando o sentimento de vítima de lado. E isso não é egoísmo, ao contrário do que muitas pessoas pensam.

Com o desenvolvimento da autoestima a pessoa se liberta da necessidade de se castigar, de se punir ou se menosprezar. A autoestima coloca você em contato com o Amor Universal, com a autovalorização e o respeito a si mesmo. A autoestima proporciona a fluidez da felicidade em sua vida.

Já a autoconfiança, é uma consequência da autoestima, e traz segurança, ou como a própria palavra diz, a confiança em si mesmo. É quando você tem a consciência sobre o que deseja e tem a certeza de que irá conseguir realizar seus ideais.

A pessoa autoconfiante transmite segurança em seu discurso, pois tem total clareza sobre seus propósitos.

Construir a autoestima e autoconfiança é um processo que demanda esforço, coragem e tempo.

Características das pessoas autoconfiantes e com autoestima alta

As principais características das pessoas autoconfiantes são:

  • Acreditam nas próprias habilidades
  • Resolvem seus problemas
  • Enfrentam e eliminam seus medos
  • Calculam riscos
  • Amam a si mesmo e respeitam suas opiniões e vontades

Autoconfiança e autoestima na sua vida

Profissionais de psicologia e coaching concordam que a autoconfiança e a autoestima são fatores determinantes em todos os aspectos da vida. Quanto maior for o nível de autoestima e autoconfiança, maior será a facilidade para alcançar seus objetivos. (Não perca o artigo Em Busca da Realização Pessoal para saber mais sobre esse tema)

Autoestima e autoconfiança

Como desenvolver uma grande autoestima e autoconfiança

Existem algumas ações que podem ser praticadas para desenvolver a autoestima e autoconfiança e assim romper o ciclo vicioso da negatividade.

  • Faça três listas: na primeira escreva suas forças, na segunda escreva suas conquistas mais importantes, e na terceira escreva as características que você mais admira em si mesmo. Você pode pedir a ajuda de um amigo ou familiar que você confie para ajudar a criar esses itens. Mantenha as listas em um lugar seguro e leia regularmente. (Quer saber mais sobre autoconhecimento? Não perca esse artigo!)
  • Pense positivamente sobre si mesmo: lembre-se de que você é uma pessoa única e especial e que merece sentir-se bem. Identifique e conteste os pensamentos negativos que tem sobre si mesmo. Eles são resultados de crenças distorcidas por erros de pensamento por causa, justamente, da baixa autoestima e falta de autoconfiança. Comprometa-se a não seguir pensamentos depreciativos que surjam em sua mente. Crie outros pensamentos que possam orientar você para aquilo que você quer alcançar e que ajudem a transmitir confiança.
  • Tenha atenção com a sua saúde e aparência: o cuidado que temos com a nossa aparência representa o valor que damos a nós mesmos, mas da mesma forma ajuda a preservar a imagem que outras pessoas têm sobre nós. Esse cuidado envolve usar roupas que lhe façam sentir-se bem, ter uma alimentação saudável, exercitar-se regularmente, cuidar da saúde, etc.
  • Aprenda a gerenciar seus níveis de stress: existem momentos na vida que causam estresse intenso e exercem enorme pressão sobre nossa capacidade de resposta. O estresse faz a pessoa sentir que a sua capacidade de resposta é inferior à exigência que enfrenta e se você não consegue responder de forma eficiente às exigências do seu dia a dia, sua autoestima pode sofrer abalos.
  • Organize o seu espaço pessoal e profissional e mantenha-o sempre limpo e organizado: todos se sentem melhor em lugares confortáveis e organizados, e por isso você deve transformar os espaços que você passa a maior parte do tempo em lugares agradáveis. Organize as coisas para garantir o seu bem-estar.
  • Faça coisas que você gosta de fazer: é importante fazer atividades que façam você se sentir bem e que gerem sentimentos positivos para experimentar boas sensações e trazer animação para o seu dia. Principalmente nos momentos difíceis, é importante tirar um momento para fazer algo que lhe faça bem.
  • Passe mais tempo com as pessoas que você mais gosta: aproxime-se de quem lhe faz bem, incentive sua vida social esforçando-se para promover encontros com amigos ou mesmo conhecer pessoas novas.

A autoestima e autoconfiança são fundamentais para encontrar o caminho da felicidade, mas em alguns casos pode ser difícil resolver essas dificuldades sozinho. A ajuda de um profissional pode ser importante para eliminar crenças que limitam a suas capacidades de alcançar o sucesso.

Se esse é o seu caso entre em contato comigo que eu posso te ajudar. Através do Programa Felicitude podemos identificar suas principais dificuldades e superá-las, para assim aproximar você da realização pessoal. Para se inscrever no programa acesso o link do programa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *