Por que ter um propósito na vida é tão importante?
5 de junho de 2018
Autoestima e autoconfiança
Autoestima e Autoconfiança: características fundamentais para a felicidade
10 de julho de 2018

Hoje em dia existem diversas estratégias para alcançar o sucesso pessoal ou profissional e evoluir continuamente. Mas o que muitos deixam de lado é um fator fundamental para alcançar esses resultados: o autoconhecimento.

Para chegar ao equilíbrio é essencial vivenciar um processo interno de conhecer a si mesmo e identificar o poder que ele exerce em sua vida, pois somente assim você terá os recursos e a força necessária para realizar, você mesmo, as mudanças necessárias, que transformarão seus desejos em realidade. (Quer saber mais sobre como mudar comportamentos improdutivos? Então não perca esse artigo.)

A consciência é a principal característica que distingue os seres humanos dos animais. E não só isso, também faz a distinção entre os próprios humanos. Enquanto os animais agem com base nos instintos de sobrevivência, nós humanos temos a capacidade de nos autoconhecer e assim alterar os padrões que prejudicam nossas vidas.

O autoconhecimento é uma percepção profunda e clara sobre a própria personalidade, que inclui a identificação de pontos fortes, pontos fracos, pensamentos, crenças, motivação e emoções.

Ao desenvolver o autoconhecimento conseguimos compreender as outras pessoas e também como elas percebem a nós. Também podemos entender como as nossas atitudes e respostas em relação aos acontecimentos desencadeiam consequências.

O autoconhecimento permite que a pessoa enxergue as próprias emoções e gatilhos que geram ações. E, a partir desse conhecimento, é possível iniciar mudanças em seu comportamento e suas crenças.

Autoconhecimento: a mudança é uma das consequências

A mudança é a consequência do autoconhecimento. Muitas vezes estamos em situações que nos trazem infelicidade, que se repetem em nossas vidas, e não conseguimos nos desvencilhar do que nos faz mal.

E é inútil tentar mudar algo sem antes entender o que aquilo representa em nossa vida, qual é o comportamento que nos leva a esse tipo de acontecimento. Sem esse autoconhecimento, logo as situações se repetem em um ciclo interminável de infelicidade e frustração.

O autoconhecimento permite que encontremos outros meios ou formas de enxergar a vida. Nos faz perceber outras prioridades que antes não tínhamos conhecimento.

Desenvolvimento consciente

O desenvolvimento da autoconsciência acontece com a prática de voltar nossa atenção para os destelhes da nossa própria personalidade e comportamento e muitas vezes não é possível fazer esse trabalho apenas lendo livros sobre o assunto.

Dificilmente a pessoa consegue conhecer a si mesmo de maneira autodidata. É essencial ter a orientação direcionada, seja de um psicólogo, terapeuta ou de um Coach, ou mesmo de cursos especializados que funcionam como agentes externos para conduzir a pessoa pelo caminho do autoconhecimento.

E é preciso entender que se trata de um processo profundo, que leva tempo e muito comprometimento.

Como é o processo de autoconhecimento?

O que você gosta de fazer? Sabe identificar o que faz você feliz? Você tem objetivos pessoais ou profissionais? Sabe como deseja estar daqui a 5  ou 10 anos? Sabe identificar suas qualidades e também aquilo que você precisa melhorar? Consegue definir suas maiores realizações e seus maiores arrependimentos?

Você pode até se assustar com tantas perguntas, mas responder todas elas faz parte do processo de autoconhecimento. A melhor forma de definir caminhos a seguir é identificando os resultados que desejamos alcançar e também conhecer nossas motivações, crenças e valores e, principalmente, como esses elementos influenciam nossa vida.

Essas perguntas são o início do processo de compreensão maior sobre como você mesmo funciona internamente. Isso permite que você explore todas as nuances de sua personalidade e que tenha a oportunidade de conhecer os recursos internos que mais ajudam você a evoluir, pessoal ou profissionalmente. (Leia mais sobre a importância do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional nesse artigo.)

A percepção de si mesmo nos permite guiar nossas decisões, planejar, organizar e realizar nossos objetivos e sonhos, desenvolver nossas competências e habilidades e administrar nossas ações de maneira assertiva.

A falta de autoconhecimento gera uma sensação de insegurança e dependência da intervenção de outras pessoas.

Você pode agora mesmo iniciar o seu processo de autoconhecimento e transformar a realidade em que vive atualmente. Permita-se ir além e conheça o Programa Felicitude, um programa completo de busca pela realização pessoal ou profissional, que vai te ajudar a conhecer e despertar todo o potencial infinito que mora dentro de você.

Para se inscrever no Programa Felicitude acesse esse link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *