Como mudar comportamentos improdutivos?
30 de maio de 2018
Autoconhecimento
Autoconhecimento: a chave para o sucesso pessoal e profissional
5 de julho de 2018

Chamamos de propósito de vida tudo aquilo que orienta a nossa trajetória existencial, tudo o que está ligado à identidade e fundamentado em nossas crenças e valores que construímos ao longo da vida.

O propósito é a lembrança de quem somos e de quais são as consequências da nossa existência no Universo. Ele está intimamente relacionado aos nossos talentos, atitudes, sonhos e desejos mais profundos.

Muitas pessoas passam longos anos de suas vidas sentindo um vazio interior, uma insatisfação permanente, como se, apesar de conquistar objetivos que muitos considerariam serem suficientes para ter uma vida feliz, não sentem dessa forma.

Isso acontece porque quando não conhecemos nosso propósito, não temos um motivo verdadeiro pelo qual acordamos todos os dias, e a vida se torna sem sentindo, um eterno cumprir obrigações.

 

Por que buscar um propósito de vida?

 

As pessoas que têm claramente um propósito na vida se sentem mais felizes e realizadas, são motivadas e apresentam os melhores desempenhos em suas atividades, alcançam seus objetivos e obtêm mais sucesso, possuem maior foco e clareza mental, conseguem fazer escolhas.

(Quer saber mais sobre realização pessoal? Então leia o artigo Em Busca da Realização Pessoal)

Tudo isso tem consequências positivas como a melhor saúde física, mental e psicológica, o menor risco de se tornarem dependentes químicos, serem menos suscetíveis ao estresse, à depressão e ao suicídio, possuem autoestima elevada, senso de integridade e têm consciência sobre o seu lugar no mundo.

 

Como definir o seu propósito de vida?

 

A busca pelo propósito de vida pode parecer difícil, mas através do autoconhecimento é possível desvendar os olhos para talentos e sentimentos que sempre estiveram em você, e que só precisavam ser ouvidos. (Quer saber sobre autoconhecimento, autoestima e autoconfiança? Então leia o artigo Autoestima e autoconfiança para uma vida mais plena)

É complexo, sem dúvida, e exige um investimento de tempo e dedicação nessa busca, mas será recompensador.

Não existe um modelo formal que direcione a sua descoberta, afinal cada pessoa precisa seguir seus próprios passos em busca das suas respostas certas.

Definir um passo a passo seria perigoso por permitir uma limitação de suas possibilidades, e poderia impedir que você alcançasse o entendimento completo sobre o assunto.

 

Ciência, religião e filosofia

As principais formas de interpretar a nossa realidade são: Ciência, Religião e Filosofia. Cada um desses pilares do pensamento humano faz perguntas diferentes e busca respostas de formas diferentes, mas que acabam convergindo em determinado ponto.

A ciência, através as Psicologia Positiva (ramos da psicologia que estuda a felicidade), explica que existem 5 elementos que constroem o bem-estar e a felicidade: as emoções positivas (prazer), a concretização de desejos (realização), as relações positivas (pessoas), o envolvimento com uma causa (engajamento) e a sensação de pertencer a algo que seja maior do que você (propósito).

A religião e a filosofia tratam desse assunto ao longo dos séculos, mas existem principalmente dois pensamentos devemos criar um propósito e devemos entrar em sintonia com nosso propósito.

A diferença entre essas duas linhas de pensamento é a existência ou não de um “desenho” de propósito previamente estabelecido. A primeira linha de pensamento acredita que podemos criar um propósito enquanto a segunda acredita que nós já nascemos com um propósito e precisamos apenas descobri-lo.

Não se preocupe em descobrir quem fala a verdade, ou qual linha de pensamento está correta. No final todas chegam ao mesmo ponto: ter um propósito de vida é fundamental para encontrar a felicidade.

Concentre-se em descobrir seu propósito, seja criado ou encontrado. Utilize suas energias para isso. Existem algumas perguntas que podem ajudar nessa auto descoberta:

 

  • Quais são suas características, qualidades e talentos?
  • O que as pessoas frequentemente apontam como suas qualidades, seus talentos?
  • O que te dá prazer em fazer e que você gostaria de fazer para sempre?
  • O que te faz sorrir e se emocionar, faz seu coração bater mais forte?
  • Qual atividade faz você se esquecer do tempo?
  • Como você quer que as outras pessoas se lembrem de você?

 

Após responder a essas perguntas junte todas as respostas e componha um texto pequeno, um resumo, que servirá de base para você identificar ou construir seu propósito de vida.

Se você ainda tiver dúvidas ou precisar de ajuda entre em contato comigo. O programa Felicitude pode ajudar você a encontrar o seu propósito de vida e direcionar suas ações para atingir objetivos relacionados a ele.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *