ProPAT na imprensa!
11 de abril de 2018
Como mudar comportamentos improdutivos?
30 de maio de 2018

>Designed by Bedneyimages / Freepik<

Todo mundo quer ser feliz. Mas você sabe o que te faz feliz? Ou que fazer para ser feliz? Para alcançar uma vida plena, é necessário, antes de tudo, definir seus objetivos. Saber aonde se quer chegar e o que deseja alcançar. Certamente, em muitos momentos isso não é fácil. É preciso uma boa dose de reflexão e autoconhecimento. E nós, da ProPAT, vamos te ajudar nessa missão!

 

Conhecendo-se melhor

Comece analisando como está a sua vida, suas relações, o seu trabalho, a sua casa, suas finanças. Veja com o que você está satisfeito e o que você quer melhorar ou mudar. Pense no seu ideal de vida, em como gostaria que as coisas fossem. A partir daí, provavelmente você terá objetivos genéricos, como “quero ser feliz”, “quero ganhar mais dinheiro”, “quero parar de ter dívidas”, “quero passar mais tempo com meus filhos”, “quero ter um emprego que me realize” ou “quero gastar menos tempo no trânsito”.

Seja positivo!

Em primeiro lugar, aplique a regra da positividade. Segundo estudos de neurolinguística, nosso cérebro tem dificuldades para entender a palavra não. Aposto que se alguém te disser “não pense em um elefante de bolinhas”, a primeira coisa que virá à sua mente é exatamente a imagem de um elefante de bolinhas! Isto acontece porque, quando recebemos uma mensagem, nossa atenção é desviada para as palavras que estão na sequência do não. Portanto, se você quer que seu objetivo se concretize, formule-o de forma positiva. Desta forma, um objetivo como “não quero mais ter dívidas” pode, por exemplo, se transformar em “quero ter uma conta corrente com saldo permanentemente positivo”.

Elabore objetivos específicos

Sempre que possível, transforme seus objetivos genéricos em objetivos mais específicos. “Quero ter um emprego que me realize” pode se transformar por exemplo em “mudar de cargo”, “mudar de empresa” ou mesmo “ingressar numa nova carreira”. O desejo de ganhar mais dinheiro pode ser quantificado: “quero ter um salário 30% maior do que o meu atual” ou “quero ganhar R$ 100 mil por ano”.

Planejar é o segredo para conquistar seus objetivos: metas, ações e prazos

Feito isso, hora de partir para o planejamento. E esta é uma fase importantíssima! Planejar é definir as melhores estratégias para alcançar alguma coisa. Sem planejamento, você poderá tomar rumos indevidos ou desnecessários, tornando o caminho mais longo e cansativo.

A primeira etapa do planejamento é a elaboração de metas. Se o seu objetivo é “quero passar mais tempo com os meus filhos”, você precisa definir: quanto tempo você gostaria de passar com eles, se vai dedicar a eles um número de horas todos os dias da semana ou se vai reservar integralmente seus fins de semana, etc. Essas seriam suas metas.

Para concretizá-las, você deve desdobrá-las em ações. Como assim? Se você quer passar ao menos duas horas do seu dia com seus filhos, você provavelmente precisará reduzir sua carga horária de trabalho. Como fará isso? Vai renegociar seu salário com o empregador para trabalhar um número menor de horas por dia? Vai mudar de emprego? Você precisará fazer alterações na rotina das crianças, mudando horários de cursos, por exemplo?

Não esqueça de conferir prazo para cada uma das ações. Tarefas sem prazo são tarefas que jamais serão cumpridas! Então, se você vai reduzir a sua carga horária, determine qual a data máxima para concretizar essa mudança. Se você pensa em buscar os filhos da escola e eles não precisarão mais do transporte escolar, estipule uma data para que isso ocorra.

Esse processo deve se repetir para cada ação, cada meta e cada objetivo. Faça um cronograma de metas de curto, médio e longo prazo. Defina onde e como você estará daqui a dois, cinco, dez anos. O planejamento é como um mapa para um viajante, indicando as coordenadas do caminho a ser seguido.

Não esqueça de colocar tudo no papel. Isso ajuda a organizar a mente e permite uma visão geral do seu planejamento. E deixe num lugar visível, para que você o veja todos os dias.

Hora de agir!

Agora, vamos partir para a ação, pois as mudanças não caem do céu como mágica! É preciso foco, perseverança e obstinação. Você é o grande responsável pela realização dos seus objetivos, mas nós da ProPAT estamos prontos para orientar você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *